http://experiencebruno.tumblr.com/

Neste blog venho trazer um pouco da minha história de vida e um pouco sobre o "meu mundo" , se possível façam comentários fornecendo suas opiniões sobre os textos .

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Porque o sangue do gay não presta?


 Estava pensando em como começaria esse assunto,que é algo que a maioria dos gays nem comentam,então eu pensei ,nada melhor do que começar com uma postagem do jornal à Folha de S.Paulo onde o Ministério da Saúde falam sobre estudos feitos sobre a infecção pelo HIV.

 "Estudos ainda mostram que o risco do homem que fez sexo com homem é 18 vezes maior de ter infecção pelo HIV do que a população que não tem esse tipo de atividade sexual", disse o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, à Folha de S.Paulo.

Agora trarei uma experiência para a reflexão:

Quando você se dirige a um posto de doação de sangue,você é submetido a uma entrevista,na qual um agente de saúde faz algumas perguntas,dentre elas estão envolvidas antecedentes com drogas e hábitos sexuais,quando terminam a entrevista,eles lhe informam se você está apto ou não para a doação.

Fui com um amigo meu fazer uma doação sanguínea e ensaiamos todas as questões da entrevista,combinamos de dizer tudo igualzinho,menos em uma das perguntas,quando a agente de saúde perguntasse nossa opção sexual,eu falaria que sou heterossexual e ele diria que era homossexual,quando o resultado chegou,não deu outra,eu estava apto para a doação e ele não.

Porque o sangue dos homossexuais não presta?

Para o Ministério da Saúde, todo gay faz parte de um grupo de risco de transmissão de HIV, não importa o quão saudável seja o seu estilo de vida.Agora porque esse fato ainda acontece,se no meio cientifico não considera mais a idéia de "grupos de risco",substituíram por "comportamento de risco".

Minha opinião,acho que o Ministério da saúde deveria reformular este questionário,se o doador for gay,ao invés de exclui-lo,deveriam saber mais sobres os seus hábitos e comportamentos sexuais,quantas vezes ele faz sexo por mês?,com quantos parceiros diferentes ele já teve em uma relação sexual?,para ver se há ou não um comportamento de risco por parte deste doador ou o Ministério da Saúde deveria avaliar a qualidade do sangue doado e excluí-lo caso seja necessário ao invés  de excluir as pessoas com base em preconceitos e estigmas do passado e nem tirar delas o direito de serem solidárias.







2 comentários:

  1. Infelizmente há indivíduos que querem politizar o sistema de doação de sangue no Brasil... Mesmo nos Estados Unidos onde há um processo muito superior em screening (teste) de sangue contaminado o órgão do governo FDA (food and drug administration) que regula tudo relacionado a saúde do povo Norte Americano vetou pra toda a vida (BANIU) a doação de sangue de gays por os considerarem um grupo de alto risco devido a promiscuidade elevadíssima dentre eles... Os gays ainda lideram com mais de 50% de todos os casos detectados de HIV nos EUA no ano 2012! Na região NORTE-NORDESTE do Brasil por exemplo, onde não há um controle a nível óptimo do banco sanguineo correríamos o risco de contaminarmos milhares de indivíduos anualmente com o eventual sangue gay contaminado. E isso não está restrito a estas duas regiões e poderia acontecer Brasil afora. (Quem pagaria os processos de erro médico? o SUS?) ou os grupos gays que pediram o fim da tal discriminação? É claro que seria o governo com os impostos coletados do povo Brasileiro!
    Por favor PAREM de politizar esta questão médica.. isso não tem nada haver com discriminação, isso tem haver com a saúde pública e com esta não podemos brincar ou sermos politicamente corretos para agradar a um grupo e jogar com a vida de outros.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem informado em Lyud, agradeço por algumas informações que até então eram desconhecidas por mim.

    ResponderExcluir